domingo, 2 de novembro de 2014

Fanfics e Fics–Parte I


Olá, garotada!
Como prometido, aqui começa a 1a parte sobre Fanfics e Fics. Mas, afinal o que são?
O termo fanfiction surgiu em 1965 com as fanzines, um meio de divulgar histórias originais de ficção científica, feitas por amadores, sobretudo pelos os fãs de Star Treck. Tomou força também no Japão na década 70.
Fanfiction significa “histórias feitas por fãs”. Essas histórias tomaram força com advento da internet. Onde qualquer um podia, e ou pode escrever sua própria história. A princípio, se iniciou com filmes e seriados, depois vieram os animes, mangás e HQs. Em 1998, surge a Fanfiction. net, plataforma de postagens de fanfictions com mais de um milhão de usuários e hospeda mais de 30 idiomas.
Aqui no Brasil, as fanfictions começaram com as comunidades específicas no Orkut, sites e ou blogs especiais, dependendo do fandom. Diga-se de passagem, fandom é o objeto que irá ser sua inspiração para a criação dessas histórias: CSI, Harry Potter, Crepúsculo, etc.
Alguns exemplos:
CSI Brasil – site específico para série que permitia espaço para que os fãs do seriado criassem suas histórias. E de todas as franquias: Las Vegas, Miami e New Yorky. Muitos ships foram trabalhados aí: Sara e Grissom (GSR) Grissom e Catherine (Grillows). O termo shipar ou ship, deriva formar casais na trama.
Floreios e borrões – site para postagens específicas para a turma do Harry Potter.
O início foi cabuloso aos autores de fanfiction por conta dos direitos autorais. Hoje, os autores das histórias que original as fanfictions quase não ligam. Isso porque na maioria das vezes, eles acreditam que se estimula a ler mais às obras de onde surgiram as fanfictions. Raros são os casos que não aceitam esse tipo de coisa. O maior exemplo disso é Anne Rice, autora da série “Crônicas Vampirescas”, como o “Entrevista com Vampiro”.
Já Fic é um termo usado para histórias originais. Ou seja, você pode até se basear em alguma obra, mas não usar absolutamente que faça referência a essa. Pode ser mais o processo da escrita do autor da obra ou mesmo a personalidade de alguns personalidades.
Agora vamos conhecer os tópicos que participam na criação de uma fanfic ou fic.
Formas de fanfics:
· One-shot – Fanfic que só tem um capítulo. One-shot significa “um tiro”. Leitura rápida, curta e a história é postada de uma vez só.
· Shortfic – Fanfic de no máximo de 3 a 5 capítulos.
· Songfic – Uma fanfic baseada em uma letra de uma música.
· Long-fic - Quando a história tem capítulos longos e geralmente há muitas reviravoltas.
Censuras (no Brasil):
· Livre
· +13
· +16
· +18
Os Gêneros mais importantes são:
· Canon – Segue o padrão da obra original – fanfics que seguem fielmente a história original, no caso dos ships: Gil Grissom com Sara Sidle.
· Cross Over – Fanfics que misturam universos: série com livro, filme com filme. Animes diferentes. Um exemplo: CSI New York com Cold Case.
· Darkfic – História depressiva, atmosfera sombria e situações angustiantes.
· Deathfic – Um dos personagens principais morre.
· Ecchi – Há insinuação de sexo, mas não é explícito.
· Hentai – Cenas de sexo explícito.
· Lemon – Cenas de sexo explícito entre homens.
· Lolicon – Romance entre uma garota com um homem/uma mulher mais velha. Deriva do romance “Lolita”
· Mary Sue – Estilo de história açucarada e que prioriza a uma protagonista irretocável, perfeita. O nome é homenagem à Tenente Mary Sue, que Jornada das Estrelas, porque ela era praticamente perfeita.
· MPREG – Male Pregnant – Fanfics onde personagens do sexo masculino engravidam
· OC – Original Character – Personagens originais que são criados pelo(a) autor(a) da fanfic.
· OOC – Out of Character – Quando o personagem principal da obra baseada, mostra uma nova personalidade. Por exemplo: no original, ele é fofo. Na fanfiction, ele é mau.
· Orange – Cenas de sexo explícito entre mulheres
· POV – Point of View – É quando o personagem narra o mesmo contexto sob a sua perspectiva.
· PWP – Plot what plot? – Histórias de conteúdo sexual que não precisa de um plot.
· R.A. (Realidade Alternativa) – A fanfic possui os mesmos personagens principais, assim como os locais, mas um dos fatores muda. Por exemplo, Draco e Harry lutando contra Voldemort.
· Self Inserction – O autor interage com os personagens do sua história.
· Shounen-ai – Fanfic de romance entre dois homens com pitadas platônicas.
· Shoujo-ai – Fanfic de romance entre duas mulheres com pitadas platônicas.
· Shotacon – Romance entre homem/mulher mais velho com um garoto ou entre dois meninos.
· U.A (Universo Alternativo) – A fanfic se passa em mundo completamente diferente do original, mas mantém os personagens principais da série.
· Yaoi – Fanfic com romance entre dois homens
· Yuri – Fanfic com romance entre duas mulheres
No próximo bloco, você conhece as plataformas para postar as suas histórias, bem como dicas de escrita e divulgação.
Sugestões, críticas e dúvidas, escreva para historiagata@gmail.com
Então, até lá ^^

2 comentários:

Unknown disse...

Juu! Como vai?
Então, eu acompanho seu blog de longe, porque não sou fã de animes, então nunca me senti digna de comentar algo, mas quando vi que você estava começando a postar sobre fics, me animei! Haha!
E eu adorei ver seus dois vídeos. Primeiro porque ouvir a voz de amigos virtuais e segundo porque esse sobre fanfics ficou realmente interessante!
Achei maneiro você ter explicado sobre cada gênero e, cara, eu não sabia que a Anne não deixava fazerem fanfics dos livros dela! :O Que bom que eu fiquei sabendo, porque sempre quis escrever algo baseado no Entrevista com o Vampiro. HAUAUAU

Caraca, e eu tenho de dizer MUITO OBRIGADA por ter citado O Beijo da Rosa no vídeo! Me senti famosa! HAUSHUAS E é o Seal mesmo! HAUSHAUSAHUS
Obrigada mesmo, Ju! Adorei o vídeo!
Beijo!

Juliana Rizzutinho disse...

Ooooooooh, que legal, Lari! Então, esse blog faz um bom tempo que existe. Se não me engane desde 2008. Começou com assuntos aleatórios, mas aí ele foi se especificando. Até se tornar o que ele é hoje!^^
Magina^^ Acho legal falar e dar exemplos para que as pessoas saibam (além de divulgar ;) ) O que estou falando! E vai seguindo que tem mais coisas por aí <3
Beijinhos