sábado, 8 de novembro de 2014

Fanfics e Fics–Parte II


Olá, garotada!
Como prometido, irei dividir esse post em três partes:
  • Plataformas para publicar suas histórias;
  • Dicas de escrita;
  • Divulgação.
O que são plataformas? São sites específicos para postar suas histórias. Darei ênfase em 4 delas:
Fanfic Obsession é, essencialmente, uma plataformas de fanfics e fics alternativas. Lá você escolhe os nomes dos personagens. É famosa por ter histórias como Opera, Bite me e Biology. Geralmente as histórias são +18, e os carros-chefes são histórias de bandas e cantores como One Direction e Justin Bieber. Além das originais.
Para postar sua história é necessário seguir uma série de regras. Particularmente acho o site burocrático. Porque em:
1º lugar: você precisa do aval de um beta do site (tanto que uma das regras é muito clara: “As fanfictions contidas nesse website foram revisadas por betas participantes ou já exclusas. E as fanfictions futuramente escritas só serão aceitas se forem revisadas e enviadas por betas participantes do FFOBS. O grifo é nosso)
2º lugar: o beta lhe dá um prazo e você terá que esperar. Gostando ou não... E aí que entra a parte pior: não é você que controla o tempo das postagens. São os próprios administradores do website.
Alguns pontos a favor: acredito que seja um dos poucos que aceita postagens de histórias com pessoas reais (bandas, atores, enfim). Sem contar que também aceita outras categorias que foram banidas de determinados sites: shotacon, lolicon, entre outros.
Nyah Fanfiction é um dos mais famosos entre os que postam fanfics e fics. Lá você encontra quase todas as categorias. Tirando algumas categorias como: shotacon, lolicon, bandas, principalmente por terem pessoas reais.
Aqui não há intervenção para postar. Lógico é imprescindível seguir as regras, mas é você que será responsável pela postagem e até a divulgação. Vale lembrar que aqui muitas histórias são betadas, mas não são pessoas específicas do site.
Social Spirit. o antigo Anime Spirit, segue quase os mesmos parâmetros do Nyah. Porém, a censura é mais espaçada. E também é possível postar histórias com pessoas reais. Nos últimos tempos teve uma avalanche de histórias com bandas.
Widbook é uma plataforma onde sua história vira livro e não simplesmente uma fanfic ou fic. Aqui você planeja até a escrita. Salva e ainda verifica quando e de que modo irá postar. Parece um kindle. O mais bacana, o mecanismo é fácil de mexer (lembra até o programa word) e ainda você pode acessar sua conta através do Facebook.
Vão aí algumas dicas espertas para escrever:
  • Leia! – Leia bastante, se informe como está o mercado. Por exemplo, leia os HQs da Marvel, mas assista aos filmes também, caso você trabalhe com esse fandom.
  • Pesquise! – Seja para fanfics e fics, pesquise o assunto que irá abordar. Coloca-se aí desde drogas até acontecimentos históricos. Enfim, domine o assunto que irá abordar na sua história.
  • Tenha sempre dicionários, inclusive dicionários online ou de sinônimos.
  • Diminua os seus vícios. – use menos os pronomes relativos (eu, tu, ele, nós), evite os tempos compostos (estava cantando pode ser substituído por cantava).
  • Escreva e deixe descansar o texto. – Seria bom você deixa-los descansando ao menos 24 horas. Volte a ler depois de 24 horas e seja crítico(a) com seu próprio texto. Te faz rir, chorar, torcer pelo personagem?
Lembre-se: tanto fanfics como fics apresentam a mesma dificuldade. No caso das originais, é preciso criar com precisão algo novo, como por exemplo, mundo medieval, steampunk ou mesmo fatos reais. Para fanfics, você irá encontrar a mesma dificuldade. Seja para fandoms grandes (Naruto), como os pequenos (no caso de Claymore, por exemplo). O que os leitores procuram? Algo diferente! Traga algo diferencial para sua história. E tente temas que ainda não foram abordados seja em fandoms, como em originais.
Publicação + divulgação:
  • No Facebook: procure grupos ou páginas específicas para isso.
  • Faça-a na sua própria timeline: com hashtags e deixe a postagem pública
  • Utilize contas como Google+ , Twitter e até Tumblr.
  • Algumas plataformas também disponibilizam ícones para divulgações. Fique de olho!
Agora que você conhece todos (ou quase todos) os macetes... O que está esperando para escrever ? ;)

Nenhum comentário: